A Fédération Internationale des Véhicules Anciens - em português Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) anunciou nesta quinta-feira (24) os antigomobilistas que integrarão seu Hall da Fama em 2025 e, em reconhecimento direto ao seu audacioso projeto em Campos do Jordão/SP, onde construiu o CARDE | Arte Design Museu, maior museu antigomobilista da América Latina, Lia Maria Aguiar foi imortalizada como a primeira mulher brasileira a integrar o panteão do antigomobilismo mundial.
Ela é a terceira brasileira a receber tal honraria, se juntando a Og Pozzoli, indicado em 2021 (ano que inaugurou a premiação) e Roberto Suga, que passou a integrar o Hall da Fama FIVA no ano passado.
O júri foi composto por nove antigomobilistas de diferentes cantos do mundo, como o atual presidente da FIVA, Tiddo Bresters (Holanda), e seu antecessor, Patrick Rollet (França). Compuseram o juri ainda Eli Solomon (Singapura), Gaby von Oppenheim (Alemanha), Malcolm Forest (Brasil), McKeel Hagerty (Estados Unidos), Navaz Bhathena Sandhu (Índia), Nick Mason (Reino Unido) e Shiro Nakamura (Japão).
"Filantropa e fundadora da Fundação Lia Maria Aguiar, que apoia cerca de 700 jovens carentes, lançou o museu construído em torno de parte da coleção de carros antigos de Og Pozzoli, que exibe aproximadamente 100 veículos raros e em pleno funcionamento, onde mescla história automotiva e expressão artística, com o apoio de uma Escola de Restauração e programas culturais que empoderam os jovens locais", destacou o texto que acompanhou a escolha de Lia.
Confira abaixo os ingressantes no Hall da Fama FIVA em 2025:
Bernardo Eggers Reccius – Chile
Dr. Friedhelm Loh – Alemanha
G. D. Gopal – Índia
Lia Maria Aguiar – Brasil
Medi Halilaj – Albânia
Miles C. Collier – Estados Unidos
Ewy Rosqvist-von Korff – Suécia (em memória)
Flaminio Bertoni – Itália (em memória)
Henri Chapron – França (em memória)
Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil
Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste